O Doce de Ouro dos Ciganos é apreciado em ocasiões especiais, como casamentos, festas tradicionais e rituais importantes. É uma sobremesa que representa não apenas a doçura e a indulgência, mas também a união familiar e a partilha comunitária, valores essenciais para os ciganos.

Com suas raízes profundamente enraizadas na tradição cigana, o Doce de Ouro continua a ser apreciado e compartilhado em comunidades ciganas ao redor do mundo. Além disso, ganhou popularidade fora dessas comunidades, encontrando seu lugar nas mesas de festas e eventos especiais em diferentes países.

Material:

1 xícara de chá com água

Casca de uma laranja

6 cravos da Índia

Duzentos gramas de açúcar de confeiteiro

2 pedaços de canela em pau.

Seis ovos,  

 MODO DE PREPARAR:

  1. Retire as claras dos 6 ovos e bata-as até ficarem firmes. Em seguida, acrescente as gemas e bata novamente até obter um creme homogêneo.

  2. Em uma panela, adicione a água, a casca de laranja, os cravos-da-índia e a canela em pau. Deixe a mistura aquecer bem.

  3. Separe as cascas da laranja, os cravos e a canela, coando o líquido de volta para a panela. Acrescente o açúcar e misture bem até formar uma calda branca.

  4. Quando a calda estiver fervendo, vá despejando colheradas do creme de ovos batidos na panela. É importante não adicionar muitas colheradas de uma só vez para evitar que grudem.

  5. À medida que as claras subirem à superfície da calda, retire-as uma a uma com o auxílio de uma espumadeira e coloque-as em uma compoteira grande e bonita.

  6. Quando todas as claras estiverem prontas, despeje o restante da calda já fria sobre elas, criando uma cobertura.

  7. Uma opção adicional é rechear o doce com ameixas, tâmaras ou damascos. Se desejar rechear, utilize colherinhas menores para colocar o recheio

Está aí o doce de ouro!  BOM APETITE  

VEJA TAMBÉM:

https://projeto.mesaamodacigana.com.br/home-1/

https://www.escoladebotanica.com.br/post/cravo-da-india